Uso das tecnologias pelas pessoas com deficiência visual em tempos de pandemia


02/06/2020 11h10 - Atualizado em 02/06/2020 às 11h28

O Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI) desenvolve pesquisas com o objetivo de melhor conhecer o processo de inclusão de pessoas com deficiências e Transtornos do Espectro Autista, em diferentes contextos educativos formais. Com isto, busca contribuir para o desenvolvimento de estratégias para o atendimento educacional para esta clientela e na formação de professores, através de ações vinculadas à Extensão Universitária.

A perspectiva adotada pelo NEEDI privilegia a emancipação dos sujeitos envolvidos e historicamente excluídos dos processos decisórios e busca fomentar a sua efetiva participação.

Durante essa pandemia, o NEEDI está comprometido em discutir a condição da pessoa com deficiência e tem desenvolvido um ciclo de conversas sobre esse tema.  No seu quinto encontro, REFLEXÕES ACERCA DO USO DAS TECNOLOGIAS PELAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: POSSIBILIDADES E BARREIRAS, iremos discutir as barreiras que dificultam o uso das tecnologias digitais pelas pessoas com deficiência visual, como também as possibilidades de sua utilização. Serão abordadas questões como: tecnologias digitais como tecnologia assistiva para pessoa com deficiência visual (ex. leitor de tela, lupa eletrônica, e outros); o uso das tecnologias digitais na educação e no trabalho pelas pessoas com deficiência visual nesse tempo de pandemia.

Os conferencistas serão a mestranda do PPGE/UFAL Maria Quitéria da Silva e o coordenador do Núcleo de Acessibilidade Jean Bernardo da Silva Vieira.