Reunião do Conselho do PPGE define estratégias para o próximo semestre


16/06/2020 09h25

O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) reuniu-se mais uma vez de forma virtual, contando com a presença de docentes, representantes dos discentes e técnicos-administrativos.PPGE.png

No início da reunião, os docentes que estão ministrando disciplinas de forma remota, fizeram uma avaliação das aulas, apresentando como estão conduzindo as atividades e como estão buscando alternativas para as situações pontuais de problema de acesso por parte de alguns alunos. Com uma partilha significativa, o Conselho ratifica que nenhum discente deve ser prejudicado, e que estratégias de enfrentamento deverão ser implementadas por cada docente, caso ocorram imprevistos.

O vice coordenador do PPGE, prof. Walter Matias, fez uma explanação sobre o relatório (Coleta Capes) que o PPGE submeteu para a avaliação do programa, com os dados de 2019. Há visivelmente um crescimento no quantitativo das produções científicas e das ações docentes e discentes. O relatório, com mais de 800 páginas, foi elaborado a partir da colaboração de cada membro do PPGE, e o preenchimento dos dados na Plataforma Sucupira é realizado sistematicamente, o que potencializa a coleta de informações. Todos estão de parabéns pelos avanços.

De forma estratégica, o coordenador do PPGE apresentou uma sistemática de autoavaliação, já encaminhada por e-mail para que docentes, discentes e técnicos, para que todos possam identificar os elementos que foram negativos na última avaliação quadrienal e, a partir da análise da ficha da atual quadrienal, possam identificar o que já foi superado e que ações deverão ser implementadas neste último semestre de 2020. A participação de toda a comunidade é um dos itens mais evidenciados, permitindo uma visão aguçada da realidade. Na reunião foi encaminhado que os discentes farão reunião para estudo, análise e apresentação de suas considerações. Docentes e técnicos já estão preenchendo a tabela disponibilizada, e esta atividade de autoavaliação deve ser finalizada até o dia 15 de julho.

Na reunião, o coordenador e vice apresentaram a proposta de prorrogação do mandato da coordenação do PPGE até fevereiro de 2021, observando-se que o período da Coleta Capes do ano de 2020 deverá ser submetida até 31 de janeiro de 2021. Esta proposta visa não provocar uma quebra nos trâmites da coleta/avaliação do último ano da avaliação quadrienal.

Conforme o artigo 10º do Regimento do PPGE, o mandato do Coordenador é de dois anos, e a atual gestão seria concluída no 28 de novembro de 2020. Apesar de existir a possibilidade regimental de recondução por igual tempo, no momento não há interesse da coordenação em recondução. Os conselheiros aprovaram a proposta e a formalização da prorrogação do mandato será encaminhada para a direção do Centro de Educação, para a oficialização da designação.