Professora integra pesquisa nacional sobre alfabetização

03/08/2020 07h17 - Atualizado em 22/06/2023 às 17h51

Profa. Dra. Adriana Cavalcanti dos Santos, pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação está participando da pesquisa nacional Alfabetização em Rede, coordenada nacionalmente pela profa. Dra. Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, da Universidade Federal de São João del-Rei.Adriana.jpeg

A pesquisa ALFABETIZAÇÃO EM REDE: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e sobre a recepção da Política Nacional de Alfabetização (PNA), de caráter quanti-qualitativo é empreendida por 27 universidades públicas de todas as regiões do Brasil: UFSJ, UEMG, UFRN, UFERSA, UFSM, UFMS, UFPEL, FURG, UFRJ, UFMA, UFPI, UFR, UNIPAC, UFPA, UNIFAP, UNIFESP, UNIMONTES, UFPE, UPE, UNIR, UFCAT, UFAPE, UFBA, UFRGS, URCA, UFC e UFAL.

Os objetivos são conhecer como está se dando a alfabetização das crianças durante a pandemia e conhecer como a Política de Alfabetização do Governo Bolsonaro está sendo recebida pelos docentes.

A primeira fase constitui-se de um questionário do google forms aplicado a docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A participação das redes públicas de ensino é fundamental no sentido de obterem dados analisados sobre a situação de cada rede participante que poderão ser úteis para nortear a condução do processo de ensino remoto e do ensino pós-pandemia no que tange aos conteúdos da alfabetização.