IV Jornada do Manuscrito Escolar

12/03/2019 17h24 - Atualizado em 22/06/2023 às 17h51

O manuscrito escolar produzido pelo aluno em sala de aula é objeto de reflexão de linguistas, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos... Contudo, esse objeto acabado e recolhido pelo professor, com suas rasuras, reformulações e erros, apaga boa parte de seu processo.

Essa dimensão processual tem sido resgatada pelo valioso Sistema Ramos, capaz de capturar o manuscrito em curso e as falas espontâneas dos alunos durante sua construção. A importância do Sistema Ramos é reconhecida nacional e internacionalmente através de seu uso em salas de aula do Brasil, da França e de Portugal.

A IV Jornada do Manuscrito Escolar, que será realizada nos dias 26 e 27 de março na UFAL, irá apresentar e discutir alguns dos resultados obtidos a partir da análise de material coletado pelo Sistema Ramos, nesses países.

Esse evento faz parte das ações previstas nos projetos de colaboração internacional: Projeto InterWriting (CNPq) e o Projeto Turing (FAPEAL), e a participação efetiva de alunos do PPGE será considerada como Atividade Programada Obrigatória (1 crédito).

Confira a programação e outras informações sobre o evento em: https://doity.com.br/4jornadadomanunscritoescolar