Início das aulas do PPGE


16/05/2020 10h21

Na tarde do dia 14 de maio o Conselho do PPGE deliberou pelo início das aulas do mestrado e doutorado, mas sem atividades presenciais, conforme a Portaria GR/UFAL nº 567, de 13 de maio de 2020. O calendário emergencial já está disponível no site do PPGE.

Para o desenvolvimento das aulas, serão utilizados meios, tecnologias e metodologias apropriadas para esta situação de isolamento social. Recordamos a todos que essa decisão é emergencial e excepcional é respaldada na legislação e seguindo orientações da PROPEP; essa opção pelo início das aulas não implica numa opção de mudança do curso de presencial para a modalidade a distância.

 Os objetivos do início das aulas são:

  1. oportunizar aos mestrandos e doutorandos que realizem os estudos necessários, cursando as disciplinas obrigatórias e eletivas, tendo em vista que elas permitem sustentação teórica e metodológica para a pesquisa;
  2. promover momentos de encontros com a turma, tendo em vista que aprendemos na interação com nossos pares, como também na relação docente-discente. Sabemos que estes encontros também podem contribuir para a sensação de pertencimento e compreensão de que não estamos sozinhos; e
  3. permitir que os discentes cursem as disciplinas em período distinto do momento de coleta e análise dos dados;

Conforme a coordenação do PPGE, o início das aulas implica em alguns ajustes, inclusive no calendário e em um período de ajuste na matrícula, pois diante da situação da Pandemia, alguns discentes poderão solicitar a retirada da matrícula realizada anteriormente, caso não estejam em condições de acompanhar os estudos neste momento. E outros poderão solicitar a matrícula em alguma das disciplinas ofertadas.

Aqueles que desejam se matricular ou desfazer a matricular poderão fazer por meio do SIGAA até o dia 22 de maio de 2020.

Nenhum discente está obrigado a cursar qualquer disciplina neste momento. Assim que as autoridades sanitárias permitirem um retorno às atividades presenciais, quem não cursar agora, poderá cursar quando voltarmos.

A disciplina Pesquisa em Educação Especial não será ofertada neste momento pela Professora Neiza Fumes.

O professor Junot Matos vai ofertar a disciplina Filosofia e Educação. Aqueles que desejam cursar esta disciplina, já pode se matricular.

Por fim, com toda a responsabilidade e compromisso com a aprendizagem de todos, relembramos que o mais importante é a vida. Cuidem da saúde, cuidem da família. Para aqueles que sentirem necessidade, uma série de ações de enfrentamento a ansiedade ou outras situações, indicamos que procurem por profissionais habilitados. Não tenham receio de pedir ajuda. Este momento é delicado.

Qualquer dúvida, não deixem de entrar em contato conosco, enviando-nos um e-mail. Como estamos TODOS em uma situação atípica e emergencial.