Conselho do PPGE se reúne de forma virtual

15/04/2020 14h25 - Atualizado em 22/06/2023 às 17h51

Na manhã de hoje o Conselho do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) realizou de forma virtual sua reunião extraordinária, atendendo a convocação realizada pela coordenação, visando a apresentação, discussão e deliberação de temas relacionados ao Programa.

Sendo a primeira reunião do Conselho realizada de forma virtual, a pauta foi iniciada com a apresentação oficial do servidor Fellipe Ernesto aos docentes.

Contando com a presença virtual de 22 integrantes do Conselho, foram analisadas as orientações e documentos relativos à situação da Ufal diante da Pandemia do Covid-19. Na oportunidade foi apresentado pelo coordenador do PPGE que o calendário acadêmico continua suspenso, não sendo possível a realização de aulas, mesmo que de forma virtual.

Estão mantidas outras atividades que não indiquem aglomeração de pessoas e que podem ocorrer de forma virtual, tais como a entrega definitiva de Dissertações e Teses, defesas de tese, dissertação e qualificação, solicitação de certidões de conclusão de mestrado ou doutorado, atividades de pesquisa (escrita, coleta e análise) e reuniões de grupo de pesquisa. Também foi indicado que os professores continuem os processos de orientação, reunindo-se com seus orientandos de forma online (de forma síncrona ou assíncrona).

O Conselho ainda deliberou sobre pedidos de prorrogação e trancamento encaminhadas ao PPGE nos últimos dias, além da análise da situação de alunos que estão fora do prazo de qualificação ou defesa.

Na oportunidade o Prof. Walter Matias fez a apresentação de um panorama positivo do Programa em relação às informações que estão sendo encaminhadas para a Capes via Plataforma Sucupira. O registro das informações no Lattes de cada professor e aluno demonstra o crescimento do PPGE nos últimos anos.

A reunião ocorreu num clima de esperança pelo reencontro, mesmo que virtual, mas também de muita serenidade para compreender o contexto global da pandemia. “O desejo de todos é que, neste momento de quarentena, todos possam redobrar os cuidados com a saúde. Continuemos com as ações possíveis de pesquisa e de formação de profissionais qualificados para Alagoas e região”, frisou o Prof. Fernando Pimentel.