Bibliografia Recomendada

Estamos divulgando a Bibliografia recomendada para a Prova de Conhecimentos do Processo Seletivo do PPGECIM para a Turma 2018. O Edital será publicado em breve.

A Coordenação do PPGECIM/CEDU/UFAL.

 

 

REFERÊNCIAS DAS OBRAS PARA SUBSÍDIO A SELEÇÃO DO PPGECIM 2018

 

 LINHA DE PESQUISA: Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC

COSTA, Cleide Jane de S á Araújo; PINTO, Anamelea de Campos (Orgs.) Tecnologias digitais da informação e comunicação na Educação. Maceió: Edufal, 2017.

BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

 

LINHA DE PESQUISA: Saberes e Práticas Docentes

 

GARCIA, Vera Clotilde Vanzetto et al. (Orgs.). Reflexão e pesquisa na formação de professores de Matemática. Porto Alegre: Evangraf: UFRGS, 2011. Disponível em: http://www.ufrgs.br/sead/servicos-ead/publicacoes-1/pdf/Reflexao_e_Pesquisa_na_Fomacao_Professores_de_Mat.pdf Acesso em 24 out. 2017.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de; GIL-PEREZ, Daniel. Formação de professores de ciências. 10ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

 

LINHA DE PESQUISA: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA

 

MOREIRA, Marco A.; MASSONI, Neusa T. Subsídios Epistemológicas para o Professor Pesquisador em Ensino de Ciências: Epistemologias do século XX. 2ª edição revisada, Porto Alegre: UFRGS, 2016. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/Subsidios8.pdf Acesso em 24 out. 2017.

 

VILCHES, Amparo; PERÉZ, Daniel Gil: PRAIA, João. De CTS a CTSA: Educação por um futuro sustentável. Capítulo 6. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/291958339. Acesso em 25 out. 2017. In: DOS SANTOS, Wildson Luiz. CTS e Educação Científica: Desafios, Tendências e Resultados de Pesquisa. Brasília, Editora da UNB, 2011.