Aluna do PPGECIM apresenta produto educacional para o ensino de probabilidade nos Anos Iniciais


21/09/2021 14h00

      Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, licenciada em Matemática pelo Instituto de Matemática (IM) da UFAL e mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Centro de Educação (Cedu) da UFAL foi convidada a participar do Curso de Extensão “Formação de professores a partir de um jogo pedagógico para o ensino de probabilidade para os anos iniciais do Ensino Fundamental” ofertado pela Universidade Federal de ABC localizada no Estado de São Paulo.

      No curso, Ewellyn Barbosa, ministrou aula sobre os jogos para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apresentando os jogos que desenvolveu como parte do produto educacional de sua dissertação de Mestrado, que aborda a argumentação nas aulas de probabilidade. Com material acessível, valorizando o lúdico e o desenvolvimento do pensamento probabilístico dos alunos dos anos iniciais, os jogos abordam o acaso e a aleatoriedade seguindo o que prescreve a Base Nacional Comum Curricular, sendo uma alternativa de recurso didático para os professores, uma vez que tais recursos são escassos.

          Os jogos desenvolvidos por Ewellyn Barbosa são jogos de tabuleiro, de mesa e digital, podem ser aplicados em aulas presenciais ou remotas e seguem o modelo teórico de cognição probabilística desenvolvido por sua orientadora de Mestrado, a Profa. Dra. Claudia de Oliveira Lozada.

           A Profa. Dra. Claudia de Oliveira Lozada, docente do IM/UFAL e PPGECIM/UFAL desenvolveu o modelo teórico a partir de estudos sobre Ciências da Aprendizagem que realizou na Columbia University nos Estados Unidos, tendo sido uma das 40 docentes selecionadas para o curso ofertado pela Universidade norte-americana. A professora ministra a disciplina Cognição Matemática e Didática da Matemática Francesa no PPGECIM.

       O trabalho desenvolvido por Ewellyn Barbosa e sua orientadora visa uma aprendizagem com significado dos conceitos de probabilidade através das aplicações no cotidiano pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como melhorar a formação continuada dos pedagogos que ensinam Matemática estimulando-os a criarem materiais didáticos para o ensino de probabilidade.