III SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil

O III SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), representada pelo GEPPECI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis) e a Universidade do Minho (Braga/Portugal), através do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Esta parceria surgiu da necessidade de reflexão e discussão sobre múltiplos aspectos relacionados a educação das crianças pequenas nos diversos contextos e cotidianos.
  • III SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil
  • 2017-07-03T11:00:00+00:00
  • 2017-07-05T22:00:00+00:00
  • O III SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), representada pelo GEPPECI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis) e a Universidade do Minho (Braga/Portugal), através do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Esta parceria surgiu da necessidade de reflexão e discussão sobre múltiplos aspectos relacionados a educação das crianças pequenas nos diversos contextos e cotidianos.
  • Quando 03/07/2017 11h00 até 05/07/2017 22h00 (UTC / UTC0)
  • Onde UFAL
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Neste processo de consolidação do SLBEI, vêm-se afirmando com clareza alguns dos seus principais traços identitários:

  • O SLBEI é um fórum científico e pedagógico de discussão em torno da Educação de Infância/Educação Infantil;

                                 

  • O SLBEI é um espaço plural, aberto e democrático de discussão em torno da Educação de Infância/Educação Infantil;

 

  • O SLBEI visa contribuir para o fortalecimento da interlocução entre os mundos acadêmico e profissional e da vertente da interação com a sociedade;

 

  • O SLBEI constitui um espaço de questionamento e de superação de um conhecimento totalitário que a ciência moderna inspirou e que ainda hoje caracteriza, em grande parte, a produção acadêmica. A este tipo de conhecimento, tendencialmente confinado à simplificação disciplinar e que se alimenta de categorias que se têm revelado estéreis, como teoria-prática, contrapomos formas e expressões plurais de conhecimento que operam por complexificação.

 

 

Numa perspectiva de internacionalização da formação de docentes e da pesquisa científica no domínio da educação, o evento congrega investigadores/as, educadores/as, professores/as, formadores/as, estudantes e demais interessados/as nas pesquisas, nos debates e nas propostas relacionadas com a Educação Infantil. Pretende-se igualmente fomentar o intercâmbio de profissionais que atuam em diversos contextos de educação das crianças, almejando promover o bem-estar, a cidadania e as culturas da infância.

Nesta terceira edição iremos discutir as políticas, os direitos e as pedagogias das infâncias: as políticas, pois tanto em Portugal quanto no Brasil estão passando por grandes mudanças com a elaboração das orientações curriculares municipais e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular – Brasil) e das Orientações Curriculares, em Portugal; os direitos das crianças pequenas, que precisam sempre ser reafirmados, alargados e garantidos; as pedagogias das infâncias com suas particularidades, tensões e desafios trazidos por uma visão de educação que vai além do ensino e coloca a criança como protagonista do processo educativo.

Contamos com a participação de todos/as os/as interessados/as na educação pública, laica, democrática e de qualidade para todas as crianças!