Normas Complementares Monitoria On-line 2020.2 (retificado em 22/06/2021)
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DE MONITORIA – 2021
NORMAS COMPLEMENTARES N°02/2021 AO EDITAL Nº11/2021 PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE
MONITORES ON-LINE DO CENTRO DE EDUCAÇÃO (CEDU/UFAL) PARA O SEMESTRE LETIVO DE
2020.2
*Retificadas em 22/06/2021
O Diretor do CENTRO DE EDUCAÇÃO (CEDU-UFAL), no uso de suas atribuições definidas no
Regimento Geral da UFAL, e complementando o Edital nº11/2021– CDP/PROGRAD, e a Resolução n
o 55/2008-CONSUNI/UFAL de 10/11/2008, divulga:
1. Das Vagas de Monitoria
1.1. Serão selecionados/as estudantes para a monitoria SEM BOLSA para o segundo semestre letivo
2020.2, a fim de preencher as vagas das disciplinas de nossa Unidade Acadêmica.
1.2. O número de vagas para a seleção de monitoria está disponível no Quadro 1.
2. Das Inscrições
2.1. Tendo em vista o caráter emergencial provocado pela PANDEMIA as inscrições serão
realizadas através do e-mail: monitoria.ufal.cedu@gmail.com, a partir das 08:00 do dia 23/06
até às 18:00 do dia 27/06.
2.2. No ato da inscrição o/a candidato/a deverá enviar os seguintes documentos:
a) Ficha de Inscrição (Anexo 1).
b) Comprovante de matrícula.
c) Histórico Escolar, onde conste a nota da disciplina que o/a monitor/a pretende atuar, bem
como coeficiente de rendimento do semestre anterior.
d) Declaração assinada, disponibilizando 12 (doze) horas semanais para as atividades de
monitoria e o não acúmulo de bolsas, que já consta na própria ficha de inscrição (Anexo 2).
3. Da seleção
3.1. A Seleção dos/das candidatos/as inscritos/as levará em consideração:
a) A nota na disciplina que deseja atuar como monitor/a (peso 3);
b) O coeficiente de rendimento (peso 2);
c) A entrevista (peso 5).
3.2. A banca irá homologar as inscrições e comunicar aos candidatos, bem como enviar o link
da sala de webconferência ou meet onde será realizada a entrevista on-line.
3.3. As datas e horário estão listadas no Quadro 2, podendo a critério da banca ser modificado
desde que comunicado aos inscritos/as, quando da homologação das inscrições.
3.4. A banca deverá enviar a nota obtida pelos/as candidatos/as para a coordenação de monitoria até
o dia 30/06.
3.5. O resultado será divulgado pela coordenação da monitoria no dia 01/07.
3.6. Os recursos poderão ser enviados até o dia 01/07 para o e-mail da coordenação de monitoria
(monitoria.ufal.cedu@gmail.com)
3.7. O resultado final será divulgado no dia 03/07 na página do Centro de Educação.
1
4. Dos Requisitos para se candidatar a monitor/a on-line
4.1 São requisitos para o exercício da monitoria segundo a Resolução n° 55/2008-CONSUNI/UFAL:
I - Ser discente regularmente matriculado/a em curso de graduação da UFAL;
II - Ter sido aprovado/a na disciplina/área do conhecimento em que pretende ser monitor/a online, com no mínimo média 7 (sete);
III - Ser aprovado/a no processo seletivo para a monitoria on-line com, no mínimo, média 7 (sete);
IV - Dispor de 12 (doze) horas semanais para as atividades de monitoria on-line;
V – Ter conhecimento e/ou habilidades com as tecnologias digitais de informação e
comunicação.
5. Da validade do processo seletivo
5.1 Os/As monitores/as admitidos neste processo seletivo deverão iniciar suas funções em 05/07/2021.
O período de vigência da Monitoria on-line para o semestre letivo 2020.2 será de 05/07/2021 até o final
do semestre letivo 2020.2.
6. Do Cronograma das atividades
6.1 O Cronograma do processo seletivo será o seguinte:
EVENTO
Envio de documentos
de Inscrição por e-mail
(ANEXOS 1 e 2)
*Atentar
para
confirmação
de
recebimento do e-mail.
Envio das inscrições
para as bancas de
seleção
Realização
das
entrevistas
Envio dos resultados
para a coordenação de
monitoria (Orientador/a
informa por e-mail o
resultado
das
seleções)
Divulgação
do
resultado preliminar
Período de recurso do
resultado preliminar
Publicação
do
Resultado Geral
Entrega dos termos de
compromisso
dos
monitores e planos de
monitoria
pelos
docentes
à
Coordenação
de
Monitoria
Início das atividades
do/a monitor/a on-line
para
novos
monitores/as
DATA
A partir das 08:00
do dia 23/06 até às
18:00
do
dia
27/06.
HORÁRIO
LOCAL
Das 8:00 às 18:00
monitoria.ufal.cedu@gmail.com
27/06
20:00
Entre 28/06 a
30/06
Horário definido
pelo/a orientador/a
Até dia 30/06
22:00
01/07
12:00
Página do CEDU
01/07
Até às 22:00
monitoria.ufal.cedu@gmail.com
03/07/2021
14:00
Página do CEDU
05/07/2021
20:00
05/07/2021
A depender do
horário da
disciplina
monitoria.ufal.cedu@gmail.com
Plataforma definida pelo/a
orientador/a
monitoria.ufal.cedu@gmail.com
monitoria.ufal.cedu@gmail.com
Ambiente da disciplina
2
7. Das Disposições Gerais
7.1 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de Monitoria conjuntamente com o Pleno
do Centro de Educação.
Quadro 1. Vagas para a seleção de monitoria CEDU – 2020.2
DISCIPLINA
DOCENTE RESPONSÁVEL
QUANT.
DE VAGAS
DISPONIBILIDADE
DE TURNO*
Alfabetização e Letramento
Adriana Cavalcanti dos
Santos
Rosemeire Reis da
Silva
Leonardo Brandão Marques
02
Matutino (1) /
Noturno (1)
Noturno
Maria Aparecida P. Vianna
03
Cezar Nonato Bezerra
Candeias
Cleide Jane de Sá Araújo
Costa
Débora Cristina Massetto
02
Rosângela Oliveira Cruz
Pimenta
Maria da Conceição Valença
da Silva
Maria Dolores Fortes Alves
02
Didática
Educação Especial
Educação e Tecnologias Digitais da
Comunicação e Informação
Fundamentos Históricos da
Educação e da Pedagogia
Introdução à Educação a Distância
Introdução à Educação a Distância
Leitura e produção de textos
Política e Organização da Educação
Básica no Brasil
Profissão Docente
Projeto Pedagógico, Organização e
Gestão do Trabalho Escolar
Projeto Pedagógico, Organização e
Gestão do Trabalho Escolar
Projeto Pedagógico, Organização e
Gestão do Trabalho Escolar
Saberes e Metodologia da Língua
Portuguesa 1
Saberes e Metodologia da Língua
Portuguesa 2
Técnica de Informática e
Comunicação
Total
01
02
Matutino (1) /
Noturno (1)
Matutino (2) /
Vespertino (1)
Matutino (1) /
Vespertino (1)
Matutino (2) /
Vespertino (2)
Noturno
04
01
01
Matutino (1) /
Noturno (1)
Noturno
02
Noturno
Elione M. Nogueira Diógenes
02
Jorge Eduardo de Oliveira
01
Vespertino (1) /
Noturno (1)
Matutino / Noturno
Sandra Regina Paz da Silva
02
Maria Auxiliadora da Silva
Cavalcante
Maria Auxiliadora da Silva
Cavalcante
Maria Aparecida P. Vianna
02
-
Vespertino (1) /
Noturno (1)
Vespertino (1) /
Noturno (1)
Matutino (1)
01
02 (turno
matutino)
30
Matutino (2)
* O/A docente responsável pela disciplina deseja que o/a estudante tenha disponibilidade para
acompanhamento em um dos turnos apontados na coluna 4.
Quadro 2: Data e horário das entrevistas e/ou provas da seleção de monitoria CEDU – 2020.2
DISCIPLINA
ENTREVISTA
PROVA*
BANCA
3
DATA
HORÁ
DATA
RIO
HORÁ
RIO
Alfabetização e
Letramento
30/06
10:00
-
-
Adriana Cavalcanti dos Santos, Maria
Auxiliadora da S. Cavalcante e Valéria
Campos Cavalcante
Didática
30/06
19:00
À definir
À
definir
Rosemeire Reis da Silva e Givanildo da Silva
Educação Especial
30/06
15:00
-
-
Educação e
Tecnologias
Digitais da
Comunicação e
Informação
28/06
15:00
À definir
À
definir
Maria Aparecida P. Vianna, Débora Cristina
Massetto e Givanildo da Silva
Fundamentos
Históricos da
Educação e da
Pedagogia
30/06
15:00
-
-
Cezar Nonato Bezerra Candeias e Evelyne
Wagna Lucena Lima Candeias
Introdução à
Educação a
Distância
28/06
15:00
-
-
Introdução a
Educação a
Distância
28/06
14:00
-
-
Débora Cristina Massetto e Givanildo da
Silva
Leitura e produção
de textos
28/06
15:00
-
-
Rosângela Oliveira Cruz Pimenta, Silvana
Paulino e Paulo Nin
Política e
Organização da
Educação Básica
no Brasil
28/06
19:30
-
-
Maria da Conceição Valença da Silva e
Abdizia Maria A. de Barros
Profissão Docente
28/06
18:00
À definir
À
definir
Maria Dolores Fortes Alves, Maria Aparecida
Vianna e Abdizia Maria A. de Barros
Projeto
Pedagógico,
Organização e
Gestão do
Trabalho Escolar
Projeto
Pedagógico,
Organização e
Gestão do
Trabalho Escolar
28/06
16:00
Á definir
À
definir
Elione M. Nogueira Diógenes e Sandra
Regina Paz da Silva
30/06
09:00
-
-
Leonardo Brandão
Mendonça Ribeiro
Marques
e
Daniela
Cleide Jane de Sá Araújo Costa e Luís Paulo
Leopoldo Mercado
Jorge Eduardo de Oliveira e Jailton Lira
4
Projeto
Pedagógico,
Organização e
Gestão do
Trabalho Escolar
Saberes e
Metodologia da
Língua Portuguesa
1
28/06
16:00
-
-
Sandra Regina Paz da Silva e Elione
Diógenes
30/06
11:00
-
-
Maria Auxiliadora da S. Cavalcante, Adriana
Cavalcanti dos Santos e Valéria Campos
Cavalcante
Saberes e
Metodologia da
Língua Portuguesa
2
30/06
11:30
-
-
Maria Auxiliadora da S. Cavalcante, Adriana
Cavalcanti dos Santos e Valéria Campos
Cavalcante
Técnica de
Informática e
Comunicação
28/06
15:00
À definir
À
definir
Maria Aparecida P. Vianna, Débora Cristina
Massetto e Givanildo da Silva
* Caso o/a docente realize prova, a data será informada no dia da entrevista.
Quadro 3: Programas para a seleção de Monitoria – Temas para entrevista/prova
DISCIPLINA
CONTEÚDO
Didática
PONTOS PARA A PROVA
1. Tendências Pedagógicas em Educação
2. Relação pedagógica e didática
3. Escola como cruzamentos de culturas: implicações para a
Didática
Rosemeire Reis da Silva
REFERÊNCIAS:
Educação Especial
Leonardo Brandão
Marques
Educação e Tecnologias
Digitais da Comunicação
e Informação
Profa. Maria Aparecida P.
Vianna
CORDEIRO, Jaime. A relação pedagógica: a Didática em ação. In:
Didática. São Paulo: contexto, 2007
LIBÂNEO, J. C. Tendências Pedagógicas na prática escolar. In:
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: pedagogia
crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.
MOREIRA, A. F. B; CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s):
construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação; n.23,
Maio/Jun/Ago, 2003.
REFERÊNCIAS:
MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão
escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação [online]. 2006, v. 11, n. 33
[Acessado 16 Junho 2021] , pp. 387-405. Disponível em:
<https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000300002>. Epub
23 Jan 2007. ISSN 1809-449X.https://doi.org/10.1590/S141324782006000300002.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n° 2, de 11 de
setembro de 2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na
Educação Básica. Brasília, DF: CNE, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Política nacional de educação especial
na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2008.
PONTO PARA A PROVA
1. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos
cenários, novas finalidades.
2. Incorporação das TIC na educação: do projeto técnico pedagógico ãs
práticas de uso/
3. A teoria das inteligências múltiplas no aprendizado das TIC
5
Fundamentos Históricos da
Educação e da Pedagogia
Cezar Nonato Bezerra
Candeias
Política e Organização da
Educação Básica no
Brasil
Maria da Conceição
Valença da Silva
Profissão Docente
Profa. Maria Dolores Fortes
Alves
Projeto Pedagógico,
Organização e Gestão do
Trabalho Escolar
Elione M. Nogueira
Diógenes
Projeto Pedagógico,
Organização e Gestão do
Trabalho Escolar
Jorge Eduardo de Oliveira
REFERÊNCIAS:
BARBA Carme, CAPELLA Sebastià (org.). Computadores em sala de aula:
métodos e usos. Porto Alegre: Penso, 2012.
COLL César, MONEREO Carles (orgs). Psicologia da Educação virtual:
aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação.
Porto Alegre: Artmed, 2010.
KENSKI, Vaní. Educação e tecnologias: o novo ritmo da educação.
Campinas: Papirus, 2007
REFERÊNCIAS:
ARANHA, Maria Lúcia. História da Educação e da Pedagogia. Geral e
Brasil. São Paulo, Moderna, 2006.
CAMBI, Franco. Época medieval: In História da Pedagogia. São Paulo:
UNESP, 1999,
MANACORDA, Mario A. História da Educação: da antiguidade aos nossos
dias. 10a edição São Paulo: Cortez, 2002.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Lei nº 9.394. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação
Nacional. Ministério da Educação, 1996
BRASIL. Lei nº 13.005. Aprova o Plano Nacional de Educação PNE/Ministério da Educação, Brasília, DF, 2014
PONTOS PARA A PROVA
1. Pedagogia da autonomia
2. Os sete saberes necessários à educação do futuro.
3. Saberes docentes
REFERÊNCIAS:
FREIRE, P. A pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Paz e
Terra, 2001.
MORIN, Edgard. Os sete saberes necessários à educação do futuro.
tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica
de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF:
UNESCO, 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
PONTOS PARA A PROVA
1. Organização e gestão da escola: teoria e prática
2. Projeto Político-pedagógico e a autonomia docente
3. Participação e democratização nos espaços escolares
REFERÊNCIAS:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Petrópolis/RJ: Vozes, 1997.
LIBÂNEO, J. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5ª. ed.
Goiânia: Ed. Alternativa, 2004.
VEIGA, I; RESENDE, L. (Orgs.). Escola: espaço do projeto políticopedagógico. São Paulo: Papirus, 1998.
REFERÊNCIAS:
CORTELLA, Mario Sérgio. A Escola e o Conhecimento: fundamentos
epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 1998. p. 128-153.
COSTA, Jorge Adelino. Imagens da Organização Escolar. 2.ed.
Porto/Portugal: Edições ASA, 1998. p. 48-87.
VEIGA, I. P. A. ; FONSECA, Marilia (Orgs.) As dimensões do Projeto
Político-Pedagógico. São Paulo: Papirus, 2001.
6
Projeto Pedagógico,
Organização e Gestão do
Trabalho Escolar
Sandra Regina Silva Paz
Saberes e Metodologia da
Língua Portuguesa 1
Maria Auxiliadora da S.
Cavalcante
Saberes e Metodologia da
Língua Portuguesa 2
Maria Auxiliadora da S.
Cavalcante
PONTOS PARA A PROVA
1. Organização e gestão da escola: teoria e prática
2. Projeto Político-pedagógico e a autonomia docente
3. Participação e democratização nos espaços escolares
REFERÊNCIAS:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Petrópolis/RJ: Vozes, 1997.
LIBÂNEO, J. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5ª. ed. Goiânia:
Ed. Alternativa, 2004.
VEIGA, I; RESENDE, L. (Orgs.). Escola: espaço do projeto políticopedagógico. São Paulo: Papirus, 1998.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Base Nacional Curricular – BNCC. Brasília: Ministério da Educação,
Secretária de Educação Básica. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em 19 de abril de 2017, p 65- 93.
CAVALCANTI, Adriana dos Santos; SANTOS, Wilton Petrus dos; SANTOS,
Nádson Araújo dos. A produção textual em contextos do letramento e
significação social. Revista Horizontes, Volume 38, nº 1. Link de acesso:
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/846
SILVEIRA, Maria Inez Matoso.
Leitura, aspectos e abordagens. In:
CAVALCANTE, Maria Auxiliadora da Silva; FREITAS, M. L de Q. O ensino de
Língua Portuguesa nos anos iniciais: eventos e práticas de Letramento.
Maceió, Edufal, 2008.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Base Nacional Curricular – BNCC. Brasília: Ministério da Educação,
Secretária de Educação Básica. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base
. Acesso em 19 de abril de 2017, p. 65 a 135.
CAVALCANTE, Maria Auxiliadora da Silva; FREITAS, M. L de Q. O ensino de
Língua Portuguesa nos anos iniciais: eventos e práticas de Letramento.
Maceió, Edufal, 2008.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) Ensinar Gramática na escola?, Campinas ,
São
Paulo,
Mercado
de
Letras,
ALB,
1996.
Disponível:
https://zellacoracao.files.wordpress.com/2009/03/porquenao_ensinar_gramatica_escola.pdf
COORDENAÇÃO DE MONITORIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE
ALAGOAS, AOS 22 DIAS DO MÊS DE JUNHO DO ANO DE 2021.
Profa. Dra. Jordânia de A. Souza Gaudencio
Coordenadora de Monitoria/CEDU
Prof. Dr. Jorge Eduardo de Oliveira
Diretor do CEDU
7
ANEXO 1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – CENTRO DE EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DE MONITORIA/CEDU – 2021
FICHA DE INSCRIÇÃO – MONITORIA – 2020.2
DISCIPLINA:
__________________________________________________________________________
ORIENTADOR/A:
__________________________________________________________________________
NOME:DO(A) ALUNO(A):
_________________________________________________________________________
CURSO: PEDAGOGIA - MATRÍCULA:_________________________ PERÍODO: ______
FONE DE CONTATO:
__________________________________________________________________________
E-MAIL:
__________________________________________________________________________
DATA: _____/_____/2021
ASSINATURA: ________________________________________________________
8
ANEXO 2
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – CENTRO DE EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DE MONITORIA/CEDU – 2020.2
DECLARAÇÃO
Declaro, para os devidos fins, que TENHO DISPONIBILIDADE de 12 horas semanais para o
Programa de Monitoria do CEDU que atenda ao cronograma do plano de atividades proposto
pelo/a Professor orientador da disciplina, setor ou área de conhecimento, bem como:
( ) NÃO ACUMULO bolsas de outros programas da UFAL
( ) SOU VOLUNTÁRIO
Maceió, ______ de _________________ de 2021.
______________________________________________
Assinatura do/a Candidato/a
OBSERVAÇÃO: DEPOIS DE PREENCHIDO ENVIAR ESTA FICHA DE INSCRIÇÃO
ACOMPANHADO DO HISTÓRICO ESCOLAR E COMPROVONATE DE MATRÍCULA DO SIWEB
PARA O SEGUINTE EMAIL: monitoria.ufal.cedu@gmail.com
9
