Grupo de pesquisa tem seu primeiro doutor formado pelo PPGE


28/05/2021 09h32 - Atualizado em 22/06/2023 às 17h51

A tarde de ontem foi de festa para Raphael de Oliveira Freitas, que defendeu a tese intitulada Pesquisa-fomação na Cultura Digital com a gamificação no ensino superior.

A banca presidida pelo Prof. Dr. Luís Paulo Leopoldo Mercado (Ufal), foi constituída pelo Prof. Alan Pedro da Silva (Ufal), Profa. Dra. Lynn Alves (Ufba) e Profa. Dra. Daniela Ramos (UFSC).

Raphael fez todo o seu percurso formativo na Ufal. Licenciado pelo Instituto de Matemática, ele é mestre em educação pelo PPGE, e agora também doutor pelo mesmo programa.

Orientado pelo Prof. Dr. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, a tese teve como objetivo analisar o planejamento, execução e desenvolvimento da gamificação de uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática, e consequentemente identificar os saberes docentes necessários na implementação dessa estratégia didática no contexto da Educação na Cultura Digital com apoio das tecnologias digitais.

Raphael defendeu a tese que a associação dos saberes docentes com as tecnologias digitais à prática do professor, produz saberes da docência na Cultura Digital que lhe permitem o desenvolvimento de novas estratégias metodológicas, como a incorporação da gamificação.

Arguido e aprovado pela banca, Raphael torna-se o primeiro doutor oriundo do grupo de pesquisas Comunidades Virtuais Ufal, criado em abril de 2019 e integrante da Rede de Pesquisas Comunidades Virtuais, juntamente com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto Federal Baiano.